Competições e Concursos

COMPETIÇÕES

IEEEmadC

O IEEEmadC (Mobile Applications Development Contest) é um concurso internacional organizado por voluntários para membros estudantis do IEEE em todo o mundo. O objetivo principal é educar e incentivar os alunos a buscar sua futura carreira como desenvolvedores de aplicativos móveis, desenvolver suas habilidades de engenharia, sociais e de equipe e, consequentemente, tornar-se mais competitivos no mercado de trabalho.


Logotipo do IEEEmadC.

O concurso é organizado online com três fases: estágio de Educação e Ideia, Desenvolvimento e Julgamento. Equipes de até três alunos do IEEE são convidados a criar e desenvolver aplicativos móveis. A aplicação móvel é julgada em 6 critérios: Design da Interface, Experiência do Usuário, Utilidade, Disponibilidade, Número de Plataformas Suportadas e o Suporte de Código Aberto.

Mídias Oficiais do IEEEmadC:


IEEEXtreme

A IEEEXtreme é um desafio anual de hackaton e programação competitiva na qual equipes de alunos membros do IEEE, frequentemente apoiadas por um Ramo Estudantil IEEE e supervisionadas por um membro do IEEE, competem em um período de 24 horas para resolver um conjunto de problemas de programação. A competição é subscrita e coordenada pelo departamento de Atividades Geográficas e de Afiliação do IEEE, e é frequentemente apoiada por patrocinadores parceiros, como a IEEE Computer Society.


Logotipo do IEEEXtreme.

Os participantes devem competir como parte de uma equipe. As equipes são compostas por até 3 membros estudantes do IEEE, mas só podem incluir no máximo 2 alunos de pós-graduação por equipe. Todos os membros da equipe devem ter mais de 18 anos. Universidades e Faculdades podem ter várias equipes.

Mídias Oficiais do IEEEXtreme:



CONCURSOS – IEEE STUDENT BRANCH AWARDS

Os Ramos e Capítulos Estudantis são cruciais para o crescimento e desenvolvimento dos membros estudantes do IEEE. Esses grupos criam uma rede local de alunos e dão aos mesmos a oportunidade de conhecer e aprender com os colegas, bem como com membros do corpo docente e profissionais da área, oferecendo inúmeras vantagens educacionais, técnicas e profissionais aos alunos do IEEE através de projetos especiais, atividades, reuniões, passeios e viagens de campo. No entanto, essas atividades e vantagens não são feitas sem o esforço, trabalho e diligência dos voluntários. O IEEE, para reconhecer e recompensar os esforços desses indivíduos e equipes incansáveis, criou o IEEE Student Branch Awards, sendo eles:

PRÊMIO REGIONAL DE ATIVIDADES ESTUDANTIS LARRY K. WILSON

O objetivo deste prêmio é reconhecer, anualmente, em cada Região do IEEE, o aluno responsável por uma realização extraordinária associada às Atividades Estudantis. O valor de um aluno que mostra um padrão de dedicação e serviço contínuo a um Ramo ou Capítulo Estudantil é certamente reconhecido. O concurso destina-se a premiar um determinado evento, programa ou produto das Atividades Estudantis do IEEE. É patrocinado pela diretoria do IEEE Member e Geographic Activities (MGA).

PRÊMIO REGIONAL DE RAMO ESTUDANTIL IEEE EXEMPLAR

O objetivo deste prêmio é fornecer reconhecimento público de operações exemplares do Ramo Estudantil do IEEE.

PRÊMIO CONSELHEIRO EXEMPLAR DE RAMO E CAPÍTULO ESTUDANTIL IEEE

Conscientes dos esforços incomuns e dedicados dos Conselheiros dos Ramos e Capítulos Estudantis, os Conselhos de Atividades Regionais e Técnicas patrocinam um prêmio em dinheiro para cada um dos aproximadamente dez Conselheiros e Consultores em todo o mundo. Os vencedores serão aqueles indivíduos que, por meio de seu trabalho como Conselheiros, exemplificam o compromisso do Instituto com o desenvolvimento educacional, pessoal, profissional e técnico de estudantes em áreas de interesse relacionadas ao IEEE.

PRÊMIO DE ATIVIDADE ESTUDANTIL DARREL CHONG

O propósito deste sistema de reconhecimento serve para mudar a mentalidade dos grupos de estudantes, de serem orientados por números, para serem orientados por valores e para reconhecer as atividades/projetos estudantis exemplares em todo o mundo. O objetivo é melhorar a qualidade das atividades/projetos e promover o compartilhamento de conhecimentos entre os alunos. Em última análise, a iniciativa tem como objetivo melhorar o crescimento de afiliação de estudantes. Isso incentivará e motivará os alunos a continuar inovando e implementando ideias significativas.

CONCURSO DE WEBSITES DE RAMOS/CAPÍTULOS ESTUDANTIS IEEE

O objetivo de um site é transmitir informações de uma maneira útil para o leitor, semelhante ao objetivo de escrever um artigo. O modo como você transmite as informações pode aumentar o interesse dos leitores, bem como o conhecimento deles. Por exemplo, uma página de texto fornece informações úteis, mas não é visualmente atraente. O mesmo texto com as figuras coloridas apropriadas, JavaScript, etc., pode fornecer significativamente mais informações, enquanto motiva o leitor a ler mais. Sites mal concebidos não fornecem conteúdo útil ou são difíceis de usar (leva muito tempo, o usuário não pode encontrar as informações desejadas, etc.).

Saiba mais sobre o IEEE Student Branch Awards:


CONCURSOS – SAC Team R9

CASOS DE SUCESSO

Os Ramos Estudantis, Capítulos e Grupos de afinidade têm um enorme potencial de ajudar sua comunidade utilizando os recursos do IEEE para desenvolver projetos. Se uma unidade organizacional tem realizado alguma atividade inovadora, que se destaque entre outras atividades da Região, seja por que teve uma correta organização, boa audiência, obteve prêmio, gerou fundos e recursos para o Ramo/Capítulo/Grupo ou conseguiu ter parcerias com outras universidades, empresas ou instituições, essa atividade é uma excelente candidata a ser apresentada como Caso de Sucesso. Atualmente existem 3 categorias de Casos de Sucesso: Ramo Estudantil, Capítulo Estudantil e Grupo de Afinidade Estudantil.

CAPÍTULO TÉCNICO EXEMPLAR

O principal propósito de um Capítulo Técnico do IEEE é fomentar a  área de atuação da sociedade a qual pertence e promover atividades é uma excelente maneira de fazer isto. São considerados Capítulos Técnicos Estudantis Exemplares aqueles que demonstrarem possuir boa gestão dos recursos internos e externos da instituição e, principalmente, aqueles que conseguem promover efetivamente a área técnica da sua sociedade através de projetos e atividades. Além disso, os Capítulo Exemplares devem possuir documentação de qualidade, que possa servir para a continuidade da cultura do grupo e difusão do conhecimento de boas práticas e ideias.

GRUPO DE AFINIDADE EXEMPLAR

O principal objetivo de um Grupo de Afinidade é a união e colaboração de pessoas que tenham um ideal em comum. O desenvolvimento de projetos e atividades relacionadas ao tema do Grupo de Afinidade é uma excelente forma de fazer com que os propósitos da instituição cheguem à comunidade. São considerados Grupos de Afinidade Estudantis Exemplares aqueles demonstram possuir boa gestão dos recursos internos e externos da instituição e, principalmente, conseguem promover efetivamente o tema do Grupo de Afinidade através de projetos e atividades.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Uma fotografia tem o enorme poder de conservar momentos, transmitir e incentivar ideias e disseminar experiências. O propósito desse concurso é reconhecer e premiar unidades organizacionais estudantis do IEEE que registrem suas atividades e momentos vinculados a instituição de forma criativa e inovadora, divididas em 3 categorias: Técnica, Humanitária e Turística.

CONCURSO TISP

O propósito do TISP é aumentar o interesse dos jovens em escolher engenharia como carreira profissional. O programa TISP fornece um fórum para demonstrar a aplicação dos conceitos de engenharia, matemática e ciências, compartilhando suas experiências do mundo real com os educadores pré-universitários locais. Com o objetivo de reconhecer os projetos TISP da R9 que tenham bom desenvolvimento e resultados, o SAC Team da Região 9 lançou o Concurso TISP.

CONCURSO DE ÉTICA ESTUDANTIL

A ética é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Em reconhecimento à importância da tecnologia na vida da sociedade, os membros do IEEE aceitam a obrigação profissional e se comprometem com uma conduta ética. Com o objetivo de promover a familiaridade com o Código de Ética do IEEE e oferecer experiência na aplicação de conceitos éticos às situações profissionais típicas, a equipe do SAC Team da Região 9 lançou o Concurso de Ética Estudantil.

CONCURSO IEEE DAY

O IEEE Day é um evento no qual os engenheiros de todo o mundo comemoram o aniversário do dia em que Nikola Tesla, Thomas Edison e outros cientistas realizaram a primeira reunião técnica para compartilharem seu conhecimento. Durante o IEEE Day, são realizados eventos de caráter técnico, humanitário, social e de desenvolvimento profissional. O propósito desse concurso é premiar e reconhecer grupos estudantis que comemoram o IEEE Day de forma inovadora e que impactam a comunidade positivamente.

Saiba mais sobre os Concursos do SAC Team da Região 9:


EnglishPortugueseSpanish